Explorar a geografia dos sobrenomes é embarcar em uma fascinante viagem no tempo, que nos permite conhecer mais sobre a migração e fixação de famílias. Nesta pesquisa nos aprofundaremos na análise da distribuição do sobrenome Catarino em Portugal e no mundo, desvendando padrões históricos e tendências demográficas que deixaram sua marca na presença desse sobrenome em diferentes regiões, tanto nacional quanto globalmente.
O sobrenome Catarino tem raízes em tempos muito distantes. Ao longo da história, este sobrenome esteve ligado a diferentes culturas e territórios de Portugal, o que levou à sua propagação para diferentes locais geográficos ao longo dos séculos.
Para a realização desta pesquisa foram coletados dados de diversas fontes como registros civis, censos e arquivos históricos e atuais. Esses dados foram meticulosamente organizados e analisados para determinar as áreas com maior prevalência do sobrenome Catarino, além de examinar possíveis padrões relevantes em sua distribuição pelo país Portugal.
Ao olhar o mapa, geralmente você pode ver a distribuição do sobrenome Catarino no território de Portugal. As áreas com maior concentração do sobrenome se destacam com tons particulares, ao contrário das áreas onde a presença do sobrenome é mais escassa, que são representadas de forma diferente.
Os locais onde o sobrenome Catarino está mais concentrado abrangem diversas regiões de Portugal. Estas zonas são tradicionalmente reconhecidas como centros vitais em termos de actividade económica e cultural, o que tem levado a uma maior presença do apelido Catarino. A relevância nestes territórios pode estar ligada a fatores como a mobilidade populacional, as condições económicas e outros elementos socioeconómicos.
Por outro lado, as áreas com baixa presença do sobrenome Catarino tendem a ser aquelas que se caracterizam por serem mais remotas ou com menor população. Esses lugares podem não ter sido tão atraentes para a migração ou mobilidade de pessoas com esse sobrenome, seja por razões geográficas, limitações nas oportunidades econômicas ou diferenças em fatores sociais.